My PokerStation

Patrocinio

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

BB vs TAdj BB vs Factor M

Um dos novos parâmetros do Holdem Manager 2 é o Tournament Adjusted Big Blind.

Para quem não sabe o que é fica aqui a formula de cálculo:

Hero Stack / (Pote x 0.66) ou Hero Stack / (2/3 Pote)

TAdj BB = Factor M ?

Não, na realidade não é, por muito que alguns acreditem que o é.

O Factor M diz-nos quantas órbitas ainda conseguimos jogar.
O TAdj BB diz-nos quantas reais Big Blinds ainda temos.

Nas fases inicias de um SNG ou MTT não há diferença entre o nrº de BBs e o nrº de TAdj BB, dado que ainda não existem Antes.

Tanto o Factor M como o TAdj BB são parâmetros de valor instataneo, que mudará sempre em função da nossa Stack, do nível de Binds e do número de jogadores presentes na mesa.

Nas fases médias/tardias de um SNG ou MTT acho que é +EV começar a "olhar" para o TAdj BB e M e estabelecer uma relação mínima entre estes dois parâmetros, para dar-mos inicio á chamada fase "push/fold"

Muitos jogadores iniciantes esperam pelas 10 a 13 BBs para iniciarem esta fase, e penso que já se vá tarde, se o fizermos com 10 a 13 TAdj BB, aumentamos a nossa agressividade e teremos muito mais Fold Equity perante os nossos adversários que foldam muito mais facil tendo nós 10 TAdj BBs do que 10BBs, coisa que nos vai permitir manter a nossa Stack.

Geralmente, quando se dobra estando nas 10 a 13 BB, pouca coisa muda no nosso jogo, passando de "Morto" a "Short" e se estivermos num Turbo, rapidamente voltaremos ao estado "Morto", mas se o fizermos com 10 a 13 TAdj BBs, raramente iremos receber um call light, e quando conseguirmos dobrar vamos muitas vezes ultrapassar ou ficar perto da média do SNG/MTT.

Deixo aqui as zonas M e alguns exemplos em que podemos ver as diferenças entre o Factor M e o TAdj BB e o respectivo valor de BBs

Zona Verde M maior ou igual a 20
Zona Amarela M menor que 20
Zona laranja M menor que 10
Zona vermelha M menor que 6